PROJETO FORRÓ: UM PATRIMÔNIO IMATERIAL BRASILEIRO  

  Realização de aulas expositivas, com formato presencial e online, dialogadas sobre a história desta cultura, que foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em cinco escolas públicas e nos espaços públicos, localizadas tanto no município quanto nos distritos da cidade de Brejo da Madre de Deus. Teve o intuito de mostrar a origem, tradição e dança, de forma lúdica, musical e didática, executando de forma simples a importância do forró para na nossa cultura e sua preservação.

COPA PERNAMBUCO 2015

 A COPA PE 2015 teve como meta envolver 75 instituições (clubes, associações, seleções municipais) de 65 cidades de todas as regiões de Pernambuco, distribuídas em cerca de 60 equipes no naipe masculina com idade a partir de 16 anos e 48 equipes no naipe feminina com idade a partir dos 15 anos.

INSERÇÕES DOS JOVENS NO MERCADO FORMAL DE TRABALHO.

 Este Projeto reuniu informações a respeito e promove a inserção dos jovens entre idade de 16 a 24 anos no mercado de trabalho. Essa questão vem recebendo uma atenção renovada em estudos e em recentes propostas, os quais têm em comum a ideia de há especificidades dos jovens em relação ao mercado de trabalho formal, em termos econômicos, e ao mundo do trabalho, de forma mais ampla na cultura. O objetivo desse Projeto é apresentar cursos que qualifique e traga um panorama de algumas das reflexões e das práticas aplicadas principalmente sobre as políticas públicas de promoção da inserção do jovem no mercado de trabalho formal.

 Esse Projeto visou contribuir no processo de formação continuada a respeito da estruturação de políticas públicas a respeito da inserção dos jovens no mercado de trabalho formal. O IDS atua em espaços de continência e vazão para a formação e a atividade desses jovens. Entretanto, nota-se que as iniciativas ainda mantêm um problema grave de isolamento e de desarticulação que praticamente neutralizam os seus possíveis efeitos massivos.



Galeria

BATALHA DA CONVENÇÃO

 A BATALHA DA CONVENÇÃO (Masculino e Feminino) / Rap e Hip Hop é um evento semanal que ocorre às quartas-feiras na Praça da Convenção no bairro de Beberibe na Zona Norte da Cidade de Recife. Tem como objetivo principal apresentar-se como alternativa de Arte, Lazer e Cultura para crianças e adolescentes oriundos de famílias em situação de Risco Social e Econômico, moradores do entorno e das comunidades vizinhas, oportunizando ao público em geral, obter novas experiência e novos conhecimentos.

 A BATALHA DA CONVENÇÃO visa promover uma nova revolução social, educacional e cultural na vida de crianças, adolescentes e jovens possibilitando o contato com a arte e a cultura através do movimento Hip Hop, rimando suas histórias de vida e compartilhando suas vivências, abrindo novos caminhos, afastando nossos jovens da violência, do tráfico de drogas e do mundo do crime, saindo das páginas policiais e pontuando em um índice de igualdade social, promovido pela cultura, estabelecendo uma nova perspectiva de vida.

 O projeto aqui proposto é de fundamental importância para o oferecimento de melhores condições de absorção de conhecimento, treinamento e participação nas apresentações e oficinas com ênfase na qualidade e eficiência, valorizando o resultado, o estímulo ao compartilhamento de idéias, visando a conscientização por parte desta parcela da população em busca de uma nova perspectiva e melhoria na qualidade de vida.

 Este movimento é uma ação social e cultural voluntária, promovido por parte da comunidade artística de do bairro de Beberibe que ocorre semanalmente, onde são organizadas “Batalhas de Rimas” regidas por temas como: preconceito, inclusão social, homofobia, violência doméstica, feminicídio, trabalho, geração de renda e cidadania. Este projeto prevê 02 oficinas de rimas e 02 apresentações do evento “BATALHA DA CONVENÇÃO” Com estrutura de cobertura, sonorização, iluminação, registro de audiovisual e divulgação nas Redes Sociais, buscando ampliar sua meta de atuação na localidade.



LINKS REFERENTES A BATALHA DA CONVENÇÃO https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2018/07/movimento-utiliza-o-rap-para-promover-debates-sociais-em-beberibe.html https://www.facebook.com/batalhadaconvencaooficial/



PROJETO DUELO DAS ESTRELAS - 
CHUTE CERTO - 2022

PROJETO DUELO DAS ESTRELAS, CHUTE CERTO II foi um projeto chancelado pela Federação de Beach Soccer do Estado de Pernambuco – FBSPE e a Confederação de Beach Soccer do Brasil – CBSB, com foco na inclusão social e utilizando o esporte como agente transformador na vida do indivíduo, através de palestras, dinâmicas, clínicas teóricas e práticas, além de competições de alto rendimento, nas categorias Adulto Masculino, Adulto Feminino e Sub20.

CANTA BOA VISTA - 1ª Edição 16/08/07

  Homenageia o Dia do Poeta Recifense (16/08/07) ao mesmo tempo em que busca viabilizar um espaço para que os artistas recifenses possam mostrar seus trabalhos inéditos ou não. Este projeto é fruto de muita luta de um grupo de artistas que se reuniam no Beco da Fome na década de 90.

  Em sua a primeira edição, o Projeto CANTA BOA VISTA, homenageou o poeta Jorge Lopes, um dos fundadores do movimento de poesia marginal no “Dia do Poeta Recifense” (16/08/07). - “Este movimento que teve início nos anos 90 com músicos da Boa Vista, que se reuniam no Bar do Timão (no Beco da Fome) em ocasiões festivas para mostrar seus trabalhos, cresceu se organizou e hoje é um projeto que tem como objetivo a mobilização da classe artística em busca do acesso ao mercado de trabalho, bem como a democratização da cultura para o público que não reúne condições de pagar para assistir um show dessa proporção.” “O Canta Boa Vista reúne artistas de vários segmentos (música, poesia, artes plásticas, dança...) num só evento, promovendo assim um show com qualidade apurada e com diversidade garantida. Estamos viabilizando a trimestralidade do evento, para que ele possa entrar no calendário da cidade.” – Esclarece Sônia Trindade, principal articuladora do movimento no início dos anos 90 e hoje presidenta do IDS – Instituto de Desenvolvimento Social.



“Quando iniciamos, tínhamos um microfone e uma caixa amplificada; e todos se apresentavam no Beco da Fome. Hoje crescemos e fomos para a Rua Sete de Setembro onde temos mais visibilidade, a produção está se profissionalizando, proporcionando trabalho para o artista e um grande espetáculo para o público”

CANTA BOA VISTA - 2ª Edição 01/12/07

JORNAL TRIBUNA POPULAR 

www.jornaltribunapopular.com

2ª edição do “Canta Boa Vista” faz alusão ao Dia Internacional e Luta contra a AIDS Postado no 28/11/2007 por Redação TP O projeto poético-musical “Canta Boa Vista” estará realizando sua segunda edição a partir das 13h deste sábado, 1° de dezembro, na Rua Sete de Setembro, em palco montado em frente ao conhecido Beco da Fome, no meio da rua, Centro do Recife. Presenças já confirmadas são do cantor Tito Lívio, Banda W2Rock Band, Elementos e Grupo de Choro Arabiando. Haverá recital de poesia com os poetas Aldo Lins, Carlos Maia, Osvaldo Araújo, entre outros. O evento fará uma homenagem ao poeta Jorge Lopes e também fará uma alusão ao Dia Internacional de Luta Contra a AIDS. Com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado, serão distribuídas camisinhas no local. O projeto Canta Boa Vista foi instituído pelo Instituto de Desenvolvimento Humano (IDS) em 2007, no dia 16 de Agosto, data em que se comemora o nascimento do poeta Mauro Mota 

DESAFIO ESPETACULAR – FUTEVOLEI E BEACH SOCCER. 14.10.08

Em parceria com o Governo de Pernambuco e Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, o Instituto de Desenvolvimento social – IDS, realizou a entre 14/10 a 16/12/2018 o DESAFIO ESPETACULAR – FUTEVOLEI E BEACH SOCCER em Jaboatão dos Guararapes na Região Metropolitana do Recife, tendo a participação de jovens de 15 a 29 anos. O projeto foi apresentado como alternativa de inclusão social de adolescentes e jovens em situação de risco social, na forma de competições oficiais, palestras e cursos para os atletas e público em geral, com a presença de convidados de referência na modalidade. O projeto apresentou o cunho social de desviar a juventude de 15 a 29 anos da marginalidade e incentivando à prática de esportes, promovendo especificamente um campeonato de futebol amador, com palestras inclusivas e oferecimentos de premiações diversas, entre elas, cursos profissionalizantes, medalhas e troféus. Antes dos jogos foram ministradas palestras com profissionais das áreas temáticas propostas, sempre ligadas a bons hábitos de vida: doenças sexualmente transmissíveis, males causados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas e outras abordagens importantes para viver com qualidade de vida. 

O DESAFIO ESPETACULAR – FUTEVOLEI E BEACH SOCCER contou com 48 times de futebol da Região Metropolitana, envolvendo aproximadamente 1.040 atletas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Ao término do campeonato, os atletas envolvidos responderam um simulado simples sobre as palestras a que tiveram acesso, proporcionando para os organizadores do projeto social, uma aferição da apreensão do conhecimento compartilhado. O futebol é uma modalidade esportiva genuinamente brasileira e de forte representação. O futebol de várzea é uma fonte de valorização comunitária e patriótica, ferramenta necessária ao exercício da cidadania. Com a participação de equipes da região, contribuímos para o desenvolvimento da modalidade e do surgimento de novos atletas, além de incentivar a prática esportiva do futebol de várzea em nosso Estado. O DESAFIO ESPETACULAR – FUTEVOLEI E BEACH SOCCER, incentivou a prática esportiva e promoveu a capacitação profissional através do curso de Inserção no Mercado Varejista. O curso mencionado foi ministrado as três equipes melhores classificadas num total de 60 vagas, com cerimônia de conclusão e entrega de certificados.


CANTA BOA VISTA 3ªEdição - 15/03/08

  A 3ª Edição do CANTA BOA VISTA, trouxe como novidade uma banda criada a partir da necessidade de suprir a carência de alguns cantores, que nas edições anteriores se apresentaram acompanhados com o violão. A banda CANTA BOA VISTA, com seu toque refinado, e com uma versatilidade musical, acompanhou o Grupo de Dança QUE HÁ tocando os frevos Vassourinhas e Voltei Recife em homenagem ao Aniversário da Cidade. Logo após o poeta Aldo Lopes, recitou um poema de sua autoria em homenagem a Rua da Aurora, e o que se viu, foi um show de rara beleza. Com leveza e harmonia, acompanhou a dupla “USMAGOS” formada pelo casal SILMARA e MARQUINHOS que apresentou um repertório que incluía samba, pop-rock, Jazz e soul.

  Celso José cantor e violonista foi quem montou a banda.


 Com muito swing, rock e blues o cantor NIVALDO BRODINHO agitou o público e ainda encontrou tempo para apresentar o também cantor e compositor EDUARDO VIEIRA, e muito emocionado agradeceu a organização pela oportunidade de poder divulgar seu trabalho num evento multicultural. Em seguida o Professor de história Inácio de Loyola deu uma aula-palestra sobre a fundação da cidade do Recife e arrancou aplausos do público presente por sua forma inovadora de ensinar história.

  Tony, experiente baterista e cantor foi o responsável pela voz do frevo.


A banda CANTA BOA VISTA, voltou ao palco para acompanhar a cantora ANA THALITA, que com sua bela, potente e afinada voz, encantou a plateia cantando três composições suas. Após outro bloco de poesias subiu ao cantor performático GÊ DOMINGUES, dono de uma voz poderosa e marcante, foi recebido com muito carinho pelos seus fãs. Com um figurino estudado e concebido pelo cantor, GÊ interpretou músicas de sua autoria e em parceria com outros compositores numa performance grandiosa e carismática que encantou a todos; para encerrar e a pedidos do público ele cantou “O tempo não para” de Cazuza o que incendiou de vez a galera. Agradeceu e apresentou os músicos da banda, são eles: Celso José (violão), Junior (guitarra), Peninha (teclado), Heraldo (baixo), Tony (Bateria) e Preto Fonseca (percussão). A partir deste encontro musical e dando continuidade ao trabalho a Banda CANTA BOA VISTA acompanhou o cantor em seu show “UM BLUES PRA SE CANTAR”, no Teatro do Parque no dia 01 de agosto de 2008. “parceria com o IDS foi fundamental para a realização deste show, eu acho que os artistas deveriam se unir em parceria para com certeza produzir mais shows, por isso gera trabalho para todos.

  Preto Fonseca (percussão) e Heraldo (baixo).


  Atração principal do evento o cantor e compositor WALGRENE AGRA subiu ao palco acompanhado por sua banda formada por músicos experientes e requisitados na cena recifense como RICARDO CANDIDO (baixo), FRANKLIN MOURA (bateria), BENJAMIM RUSCHI (percussão), RICARDO THOR (percussão), JORGE SANTANA (guitarra) e CELSO JOSÉ (violão 12). Com sua voz suave e seu violão, cantou e tocou seus grandes sucessos entre eles “ELA” em parceria com Niltinho, sendo essa a música de trabalho de divulgação do CD de mesmo nome. Walgrene já é um artista conhecido do grande público. Com composições ricas e agradáveis já participou e venceu vários festivais entre eles o do Sindicato dos Bancários e o RECIFREVO. 


  Após alguns anos afastado dos palcos, ele retorna com a banda ELA, num show que serviu para matar a saudade dos fãs. “É muito importante para os artistas, que existam movimentos com o CANTA BOA VISTA, por que trás de volta aos palcos, artistas que por vários motivos se encontram afastados do grande publico. Soninha (Sônia Trindade) está de parabéns por mobilizar a classe artística da Boa Vista e de outras comunidades e regiões do estado. Espero que essa iniciativa possa efetivamente contar com o patrocínio e o apoio dos órgãos governamentais competentes e a iniciativa privada, que não pode ficar distante de um evento multicultural como é o CANTA BOA VISTA” - conclui Walgrene Agra.  


  Terminada a apresentação de Walgrene Agra, Sonia Trindade, agradeceu a todos os participantes, aos apoios concedidos pela CEPE, FUNDARPE, SECRETARIA DE CULTURA e SECRETARIA DE SAÚDE, através dos quais tem sido possível realizar um evento de tal envergadura, agradeceu a participação dos artistas e do público presente, e deu por encerrado o grande encontro multicultural CANTA BOA VISTA.  

CANTA BOA VISTA – 4ª Edição 16/08/08

  Em sua 4ª Edição o CANTA BOA VISTA em virtude da chuva que caiu na ocasião, o evento retornou as origens, ou seja, foi realizado no Beco da Fome onde teve início da década de 90. A incansável SÔNIA TRINDADE, produtora cultural, responsável pela mobilização dos artistas deu início ao evento agradecendo a presença dos músicos, poetas e publico. – “Tenho a honra em declarar aberta a comemoração do Dia do Poeta Recifense, e apesar de todos os problemas, estamos juntos novamente para disseminar a cultura pernambucana através desses artistas, muito obrigada” – disse.

  A princípio chegou-se a ventilar a hipótese de suspensão do CANTA BOA VISTA, por causa da chuva algumas pessoas pensaram que não haveria o evento. O palco cedido não tinha cobertura, o que inviabilizava a montagem do equipamento de som, assim sendo a direção do IDS resolveu montar o som no Beco da Fome como no início. Não foi difícil contar com a adesão dos comerciantes locais e logo os poetas estavam recitando, os músicos tocando e cantando, entre eles Vinicius Soares, que vem desenvolvendo um trabalho em cima da bossa nova e do samba, Dudé Levino, que tem um trabalho mais voltado para a MPB também marcou presença. O versátil violonista e cantor Celso José, tocou acompanhando Vinicius Soares e Tito Lívio.

  O público presente recebeu de bom grado a novidade, os comerciantes lucraram com a proximidade do evento, o que no final beneficiou a todos. O que antes parecia motivo de preocupação mostrou-se transformou num fator a mais de alegria dado a interação entre artistas e público. O palco improvisado no beco foi muito disputado em função do grande número de poetas e músicos presentes o que demonstra o sucesso do movimento.

  Entre os poetas presentes, destaca-se JOMARD MUNIZ, renomado e reconhecido, figura inconteste que abrilhantou o evento recitando uma poesia de sua autoria. - “O movimento CANTA BOA VISTA nos faz perceber como é possível produzir cultura neste bairro historicamente boêmio, nesta cidade historicamente revolucionária. Com esse grupo (IDS) vejo se consolidar odesejo de transformação do antigo Beco da Fome em um verdadeiro corredor cultural. É acima de tudo um prazer poder dar uma contribuição para que esse desejo se transforme em realidade.” – Afirmou, - “Produzir cultura no meio do povo, levar música e poesia a quem não tem acesso é o diferencial desse movimento, ver tantos poetas e músicos irmanados é gratificante. É muito bom ver um local como o Beco da Fome receber um verdadeiro banho de cultura.” – completou o poeta e jornalista

Jomard Muniz prestigiou o evento.

 O homenageado da 4ª edição do CANTA BOA VISTA foi o poeta SAMUCA SANTOS que muito emocionado agradeceu a homenagem e elogiou a iniciativa do IDS em promover um espaço para que poetas, músicos e artistas dos diversos setores possam se apresentar e divulgar seus trabalhos. - “Nós que somos do movimento de poesia marginal da cidade do Recife, que carecemosde espaço adequado para divulgar nossos trabalhos, vemos um grupo de pessoas que se profissionalizam a cada edição, e não param de produzir, desejo boa sorte ao IDS, ao CANTA BOA VISTA e conclamo o poder público, a iniciativa privada, os poetas, os músicos e os artistas enfim a apoiarem essa idéia que tem gerado frutos com o surgimento de novos poetas, novos talentos...” – Afirmou o poeta homenageado da noite. Aldo Lins apresenta o homenageado do evento

Aldo Lins apresenta o homenageado do evento

  O poeta Aldo Lins uniu-se ao CANTA BOA VISTA em 2007, com a idéia de incorporar a poesia ao movimento musical já existente desde década de 90.


 “O CANTA BOA VISTA cresceu, nós mobilizamos por edição uma média de setenta pessoas trabalhando diretamente no evento, fora o comércio local, o artesanato, os livros... Nossa luta é para gerar trabalho e renda para as pessoas, queremos mudar nossa realidade através da cultura” – SÔNIA TRINDADE.

  A visão do palco vazio contrastava com o calor e alegria do Beco da Fome.

“A cada evento o número de pessoas envolvidas aumenta, e com isso aumenta a nossa responsabilidade... nosso desejo é promover espaço e visibilidade para jovens talentos bem como resgatar nomes já conhecidos, e que se encontram fora do mercado de trabalho, nós queremos gerar um esquema de produção, divulgação e distribuição de produtos culturais, gerando trabalho e renda para um número cada vez maior de pessoas.” – conclui a presidenta do IDS. Marcaram presença no CANTA BOA VISTA os artistas SAMUCA SANTOS, MALUNGO, JOSÉ TERRA, ZÉD MELO, ALTAIR LEAL, CARLOS MAIA, ALDO LINS, ALAN SALES, THALES RIBEIRO, DUDÉ LEVINO, ANA TALITA, NIVALDO BRODINHO, TOINHO DE OLINDA, JORGE LOPES, TONI BATERA, EDILSON CELESTINO, BETO RASTA, FLÁVIO BATERA, CELSO JOSÉ, TITO LÍVIO, entre outros.